Governance

Como gerimos a nossa estratégia

O nosso compromisso com a sustentabilidade é defendido em todos os níveis do Grupo Modulaire – desde o Conselho de Administração e acionistas, passando pelos diretores e equipas de gestão até aos centros de produção e às sucursais.

Pode aceder ao Relatório de Sustentabilidade a qualquer momento. Descarregue o documento em PDF.

Serão organizadas reuniões trimestrais do nosso Comité de Ambiente, Social, de Governance e de Sustentabilidade (ESGS), nas quais vamos analisar o desempenho, partilhar ideias e melhores práticas, e assegurar o progresso das metas e dos objetivos em cada uma das nossas áreas de interesse. A cada trimestre será apresentado um resumo dos resultados tanto ao Conselho de Administração como ao Comité Consultivo da Modulaire.

A aplicação e o cumprimento da nossa estratégia ESG são integradas na nossa avaliação dos resultados do negócio e nos procedimentos de auditoria interna e gestão de riscos. Isto ajuda a identificar tanto os riscos como as oportunidades e a estabelecer o nível adequado de responsabilidade, de modo a garantir o cumprimento das nossas metas e objetivos.

Como gerimos os nossos riscos de sustentabilidade

Risco

O risco de que os problemas associados ao clima e à sociedade afetem a nossa capacidade de trabalho e de atender às necessidades dos nossos investidores, clientes e restantes partes interessadas.

Impacto

O impacto negativo em termos de Sustentabilidade e ESG tem repercussões também negativas nas operações, nas relações com os clientes, na rentabilidade e/ou na reputação da empresa, assim como o risco de possíveis ações coercivas.

Como gerimos os nossos riscos de sustentabilidade

O risco dos problemas relacionados com o clima, com a sociedade e com a governance que afetem a nossa capacidade de trabalho, atender às necessidades dos nossos investidores, clientes e partes interessadas.

O impacto negativo em termos de Sustentabilidade e de ESG tem repercussões nas operações, nas relações com os clientes, na rentabilidade e/ou na reputação da empresa, assim como o risco de possíveis medidas coercivas.

Mitigação

A nossa matriz de Sustentabilidade e ESG estabelece as prioridades identificadas através do entendimento do nível de importância de cada aspeto do negócio, para a empresa e para os nossos principais stakeholders. Estes problemas foram identificados através de uma série de mecanismos de consulta com stakeholders internos e externos, que representam os nossos colaboradores, clientes, investidores, sócios e comunidades locais. O resultado do nosso processo de materialidade ajuda a garantir que nos focamos nos temas adequados e a criar uma plataforma com informação contínua sobre as áreas mais importantes.

Se quiser saber mais detalhes sobre as nossas atividades de gestão de riscos, consulte o nosso Relatório Anual 2020.

Estabelecer um modelo global

No Grupo Modulaire comprometemo-nos a desenvolver o nosso trabalho de forma adequada, mantendo a confiança e o respeito dos nossos clientes, acionistas, parceiros e da sociedade em geral. Para além disto, queremos que todas as partes interessadas tenham uma experiência genuína e de qualidade quando se relacionarem connosco e com os nossos colaboradores, independentemente do local onde se encontrem e da função que desempenhem. De forma a assegurar esta estratégia, em 2020 pusemos em marcha um novo Código de Ética para todo o Grupo. O Código de Ética atualizado destaca as seguintes áreas como principais:

  • Atuar com responsabilidade, honestidade e integridade.

  • Mostrar respeito e tratar todos com imparcialidade.

  • Mostrar compromisso com o maior nível de ética empresarial.

  • Cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis.

Implementação e compromisso

Como empresa a nível global e com equipas locais, estamos conscientes de que cada uma das nossas unidades de negócio está representada e empenhada no desenvolvimento das políticas e normas do Grupo. A atualização do Código de Ética contou com a participação dos nossos colaboradores a nível mundial, pondo à prova a nossa estratégia promovida a todo o Grupo. A implementação iniciou através de uma campanha de comunicação lançada pelo nosso Diretor Executivo, na qual destacou a importância de uma conduta de ética empresarial e a necessidade de uma regulamentação coerente em toda a empresa.

As equipas de gestão locais reforçaram a campanha para garantir que estas normas foram entendidas e adotadas no contexto de trabalho das nossas equipas regionais. Uma vez que muitos dos nossos colaboradores trabalham no local, implementámos o Código de Ética através de uma plataforma eletrónica que permite o acesso de forma remota e que melhora a capacidade do Grupo em termos de gestão e cálculo dos índices de realização. Até à data, 88% dos nossos colaboradores complementaram e consentiram a atualização do Código de Ética.